• Av. Major Nicácio, 2377 - CEP: 14.401-135 - Franca - São Paulo
  • (16) 3713-4000

Extensão

Pesquisa, Extensão e Estágio

22Desde o início de suas atividades, a FDF oferece aos seus alunos estágio prático junto ao Departamento de Assistência Judiciária. Atualmente, o Departamento é coordenado pela Profª Lislene Ledier Aylon, professora da casa, que com o auxílio de quatro advogadas contratadas, supervisiona e orienta vinte e quatro estagiários, devidamente selecionados dentre os alunos do terceiro e quarto anos do curso de direito, através de processo consistente em duas fases: prova escrita e entrevista com a Coordenadora. Os aprovados assinam um acordo de cooperação, objetivando formalizar as condições de realização do estágio e percepção da Bolsa-Auxílio. O estágio tem duração de seis meses, prorrogáveis por igual período, sendo que a carga horária é de vinte horas semanais.



Saiba mais

23Inicialmente as pessoas são atendidas por dois estagiários (denominados “de apoio”), que fazem a triagem, onde se verifica a situação socioeconômica e demais requisitos estabelecidos por lei. Em seguida, são encaminhadas às mesas (num total de dez) compostas por dois estagiários cada, onde são feitos os esclarecimentos, recebimento e confecção de documentos. Cada mesa é responsável por cerca de cem ações em andamento, pelo que deve acompanhar as publicações, providenciar o cumprimento de determinações judiciais 23 e atendimento às partes. As mesas são compostas por um estagiário mais experiente e um que tenha ingressado há menos tempo no Departamento, de modo que o conhecimento e a sistemática de trabalho vai sendo repassada de um para outro. 

No dia 23/06/2016 foi inaugurado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e pela Faculdade de Direito de Franca, na Unidade II da instituição, o posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Franca.

Saiba mais
O CEJUSC é o órgão do Poder Judiciário Estadual responsável pelas audiências de conciliação e de mediação, nas matérias relativas à cidadania. O posto da Faculdade de Direito de Franca atende causas pré-processuais e processuais das áreas Cível e de Família, que abrangem Direito do Consumidor, cobrança, regulamentação ou dissolução de união estável, guarda e pensão alimentícia, regulamentação de visitas, entre outras. Não há limite de valor da causa e o atendimento é gratuito.
 
  • Iniciação Ciêntífica
  • Trabalho de conclusão de curso
  • Congresso de Inciação Científica
  • Pesquisas