Aluno Maylon Claudino fala de sua participação no Programa da Fundação Botín

A Fundación Botín possui um “Programa para el Fortalecimiento de la Función Pública en América Latina”, aberto a jovens com perfil de liderança e habilidades múltiplas em diversas áreas do conhecimento, que tenham cursado pelo menos 50% de um Curso Superior de Graduação, em qualquer área.

O processo seletivo, realizado em 2021, ocorreu em diversas etapas, sendo a primeira o preenchimento de um formulário com mais de 15 páginas, com respostas objetivas e número restrito de caracteres, que buscava demonstrar uma visão clara dos anseios e interesses do candidato.

A 2ª fase consistiu na elaboração de um vídeo relativo à criação de um projeto ou de uma ação social ou política. A 3ª e última fase consistiu numa entrevista oral, em que a Fundação questionou as propostas e avaliou os interesses e habilidades pessoais do candidato. É importante ressaltar que o processo seletivo muda a cada ano, com propostas diferenciadas.

Alguns requisitos para participar do programa:

O aluno Maylon Claudino, da 5º série noturna da Faculdade de Direito de Franca, inscreveu-se no programa em meados de março/2021, e passou por todas as fases, sendo selecionado para o cadastro reserva, representando o Brasil. São aproximadamente 7.000 inscritos, sendo 32 os selecionados. No Brasil, foram 4 selecionados, e 2 aguardam no cadastro reserva.

Devido à pandemia, todo o processo foi realizado online. Para o próximo ano, a previsão é de que as inscrições ocorram no mês de março.

Nas palavras de Maylon, o processo de seleção da Fundação Botín o fez pensar que, enquanto indivíduo, deve servir à coletividade, sendo este um processo de autocrítica e autoconhecimento. E finaliza convidando a todos a dele participarem!

foto maylon

https://fundacionbotin.org

Imprimir